segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Casais + felizes... Praticam!

 


     Nos últimos dias, meu principal tema tem sido, vida a dois, homem e mulher, casamento, filhos e família.

     Também tenho lido, pesquisado e aprendido muito sobre tal assunto, aliás, vivo tudo isso na prática e no dia a dia.

     É natural de todos nós vivermos a procura da felicidade, ser feliz em todas as áreas da nossa vida, e além disso, sermos bem sucedidos naquilo que fazemos, e ou, nos propusemos a fazer, digo isso pois, vivemos todos os dias das nossas vidas tentando e tentando...

     Muitas vezes nos cobramos demais e poucas vezes de menos, acredito que erramos muito por tentarmos acertar demais e nesse tentar acertar, acabamos suprimindo as pessoas, e isso faz com que uma barreira se ergue e tudo que poderíamos ter de melhor num relacionamento, não chegue nem a germinar.

     Poderíamos nos perguntar porque nos casamos? Ou para que ter alguém do nosso lado?

     Resposta é simples, somos seres relacionais, está em nosso DNA, nossa genética, na ideia principal do Criador, sermos famílias, sermos muitos filhos do Eterno.

     Entendo que nos dias atuais, muitas formas existem e na verdade, não faço questão de trazer tais situações pois respeito a todos e acredito que após adultos, todo ser humano tem o direito de escolher quais caminhos e escolhas para sua vida. Gosto muito daquela frase que Jesus falou: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

     Penso que chega um momento em que o fardo se torna tão pesado por tentas escolhas errôneas e sem fundamento, as dores e desgastes pelos relacionamentos improváveis e controversos adoecem tanto a alma, que não se faz necessário as muitas críticas e posicionamento de muitos que se dizem santos. Tenho como princípio o amor ao próximo e que a graça que é de graça seja percebida por todos e que, quem realmente pode convencer que é o Espirito Santo, o faça no tempo oportuno.

     Mas voltando ao verdadeiro enredo, são muitas coisas que contribuem par que um homem e uma mulher tenham uma vida conjugal saudável, feliz e completa. Claro que cada casal tem suas particularidades e todas as práticas que existem e algumas que citarei aqui não se enquadra a todos, afinal, vida a dois não é e nem pode ser engessada, mas sim a liberdade é uma das principais virtudes que um casal possa ter.

     Segundo os autores e também casal “Zaf e Miriam Assis”, no livro “AS MELHORES PRÁTICAS DOS CASAIS + FELIZES” eles nos trazem sete práticas que acredito serem dignas de exposição e principalmente execução, estas práticas foram extraídas de entrevistas com vários casais, e que nos remetem a grandes aprendizados, e claro melhorar a nossa relação com nossos cônjuges.

     Gostaria de tecer alguns comentários sobre cada uma delas, mas acredito deixar isso para você leitor e casal que me segue...

     São elas as melhores práticas dos casais + felizes segundo Zaf e Miriam:

1º - Eles prospectam o que há de precioso um no outro;

2º - Eles começam uma prática e vão melhorando com o tempo;

3º - Eles apoiam mutuamente os projetos de longo prazo;

4º - Eles preservam e protegem sua aliança;

5º - Eles dedicam atenção um ao outro e oram juntos;

6º - Eles se perdoam e tem paciência um com o outro;

7º - Não vivem apenas para si, mas servem o próximo.

     Simples não é mesmo?

     Confesso que estou aprendendo muitas coisas ainda, e que tem umas que com meus 20 anos de casado ainda não consegui, mas estou ai na pegada...

     Meu desejo é que a palavra divórcio, e o ato em si seja algo que saia de moda e que tenhamos de fato casais e famílias felizes e saudáveis.

     Como sempre digo, a perfeição é algo que virá na plenitude dos tempos, mas a felicidade é real e vivida, isso se dá no dia a dia, na vivência, respeito, amor e sobre tudo escolha.

     Tenho recebido, tenho compartilhado!

 

Elizeu Oliveira – 03/01/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário